From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #0

Study this Passage

/ 962  
  

Apocalipse Revelado

/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #6

Study this Passage

  
/ 962  
  

6. (Apocalipse 1:2) "O qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo" significa: aqueles que, de coração e, assim, na luz, recebem a Divina Verdade pela Palavra e reconhecem que o Humano do Senhor é Divino. De João se diz que ele atestou a Palavra de Deus, mas, como por João se entendem todos os que estão no bem da vida derivado da caridade e da fé da caridade, como acaba de ser declarado acima (5), por isso é que, no sentido espiritual, todos esses são entendidos. Os anjos, que estão no sentido espiritual da Palavra, nunca sabem nome algum de pessoa mencionada na Palavra; eles sabem somente o que a pessoa representa e, por conseguinte, significa, e assim entendem em vez de João o bem da vida ou o bem em ato, consequentemente, todos aqueles que, em geral, estão nesse bem, isto é, veem, reconhecem, recebem de coração e na luz e confessam as verdades da Palavra, principalmente a verdade de que o Humano do Senhor é Divino, como se pode ver por um grande número de passagens da Palavra referidas na Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor. Por 'Jesus Cristo' e pelo 'Cordeiro', no Apocalipse, se entende o Senhor quanto ao Divino Humano e por 'Deus' se entende o Senhor quanto ao Divino mesmo a Quo (de Quem tudo procede).

[2] Quanto à significação espiritual de 'atestar', esta palavra se diz da verdade, porque no mundo a verdade deve ser atestada e porque ela é reconhecida quando atestada. Mas no céu a própria verdade atesta a respeito de si mesma, porque ela é a própria luz do céu e porque, desde que os anjos ouvem uma verdade, estes a conhecem e a reconhecem imediatamente; e desde que o Senhor é a Verdade mesma, como Ele mesmo ensina em João 14:6, Ele é, no céu, o testemunho d'Ele mesmo. Sendo assim, vê-se claramente o que se entende pelo 'testemunho de Jesus Cristo'. Por isso, o Senhor diz:

"Vós mandastes a João e ele deu testemunho à verdade. Eu, porém, não recebo testemunho de homem" (João 5:33, 34).

E em outro lugar:

"João veio em testemunho para atestar sobre a Luz; não era ele a Luz; a Palavra que estava em Deus e era Deus e se fez carne, era a Luz verdadeira que ilumina todo o homem" (João 1:1, 2, 7, 8, 9, 14, 34).

E em outros lugares:

"Jesus disse: Eu atesto de Mim mesmo e o Meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou" (João 8:14).

"Quando vier o Consolador, o Espírito de Verdade, ele atestará de Mim" (João 15:26).

Pelo 'Consolador, o Espírito de Verdade' se entende a própria Verdade procedente do Senhor; por isso se diz sobre ele que ele não falará por si mesmo mas pelo Senhor (João 16:13, 14, 15).

  
/ 962  
  

HDPF