From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #2

Study this Passage

  
/ 962  
  

2. (Apocalipse 1:1) "A revelação de Jesus Cristo" significa as predições pelo Senhor sobre Ele Mesmo e sobre Sua igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser depois, tanto nos céus como na terra. Pela 'Revelação de Jesus Cristo' são significadas todas as predições que, por virem do Senhor, são chamadas Revelação de Jesus Cristo. Que elas sejam relativas ao Senhor e à Sua igreja é o que ficará patente pelas explicações. No Apocalipse não se trata dos estados sucessivos da igreja e muito menos dos estados sucessivos dos reinos, como alguns acreditavam até agora, mas trata-se, desde o começo até o fim, do último estado da igreja nos céus e na terra, e então do Juízo Final e, depois disso, da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que esta Nova Igreja seja o objetivo dessa obra é patente. Por isso as coisas que são mencionadas antes tratam do estado da igreja tal como ele é imediatamente antes dessa Nova Igreja. Mas em que série se trata dela pode-se ver pelo 'Conteúdo de cada capítulo' e mais distintamente pela 'Explicação de cada versículo'.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #49

Study this Passage

  
/ 962  
  

49. (Vers. 1:15) "E Seus pés semelhantes a latão reluzente como abrasados em uma fornalha" significa o Divino Bem Natural. 'Os pés' do Senhor significam o Seu Divino Bem Natural; 'o fogo' ou 'abrasado' significa o bem, e o 'latão abrasado' significa o bem natural da verdade; portanto, pela expressão 'pés do Filho do Homem semelhantes a latão reluzente como abrasados em uma fornalha', é significado o Divino Bem Natural. É derivada da correspondência essa significação dos 'pés' do Senhor. No Senhor e, consequentemente, pelo Senhor, há o Divino Celestial, o Divino Espiritual e o Divino Natural; o Divino Celestial é entendido pela 'cabeça' do Filho do Homem; o Divino Espiritual é entendido por Seus 'olhos' e por Seu 'peito' que estava cingido com um cinto de ouro; e o Divino Natural é entendido por Seus 'pés'.

[2] Como esses três estão no Senhor, é por isso que estão também no céu angélico. O terceiro céu ou céu supremo está no Divino Celestial; o segundo céu ou céu médio está no Divino Espiritual; e o primeiro ou último céu está no Divino Natural. Igualmente, na Igreja na terra, pois o céu inteiro, na presença do Senhor, é como um só Homem, no qual aqueles que estão no Divino Celestial do Senhor constituem a cabeça, aqueles que estão no Divino Espiritual constituem o corpo e aqueles que estão no Divino Natural constituem os pés. Consequentemente, também, em cada homem, porque, tendo sido criado à imagem de Deus, há nele três graus. Conforme esses graus são abertos, o homem se torna anjo, seja do terceiro, do segundo ou do primeiro céu. É por isso também que, na Palavra, há três sentidos: o celestial, o espiritual e o natural. Que isso seja assim, vê-se no livro Sabedoria Angélica sobre o Divino Amor e a Divina Sabedoria, especialmente na terceira parte, onde se trata desses três graus. Que os pés, as plantas e os calcanhares correspondem aos naturais no homem e, por isso, na Palavra, significam as coisas naturais. vê-se no livro Arcanos Celestes n. 2162, 4938-4952).

[3] O Divino Bem Natural é também significado por pés nas seguintes passagens:

"Ergui os meus olhos e vi; eis um varão vestido de linho, cujos lombos estavam cingidos de ouro de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, seus olhos como tochas de fogo, seus braços e pés com o esplendor do bronze polido" (Daniel 10:5, 6).

"Vi um anjo descendo do céu; seus pés como colunas de fogo" (Apocalipse 10:1).

"Os pés dos querubins eram brilhantes como o esplendor do bronze polido" (Ezequiel 1:7).

Os anjos e os querubins foram vistos desse modo, porque o Divino do Senhor era representado neles.

[4] Como a Igreja do Senhor está por baixo dos céus e, assim, debaixo dos pés do Senhor, é por isso que ela é chamada 'escabelo de Seus pés' nas seguintes passagens:

"A glória do Libano virá a ti para ornar o lugar do Meu santuário: farei honroso o lugar dos Meus pés e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés" (Isaías 60:13, 14).

"O céu é o Meu trono e a terra escabelo de Meus pés" (Isaías 66:1).

"Deus não Se lembrou do escabelo de Seus pés no dia da ira" (Lamentações 2:1).

"Adorai Jehovah na direção do escabelo de Seus pés" (Salmo 99:5).

"Eis que ouvimos falar d'Ele em Efrata (Bethlehem); entraremos em Seus habitáculos e nos prostraremos diante do escabelo de Seus pés" (Salmo 132:6, 7).

Daí vem que aqueles que adoravam o Senhor prostravam-se a Seus pés (Mateus 28:9; Marcos 5:22; Lucas 8:41; João 11:32) e os beijavam e os enxugavam com seus cabelos (Lucas 7:37, 38, 44, 46; João 11:2, 12:3).

[5] Porque o Natural é significado pelos 'pés', por isso o Senhor disse a Pedro quando Ele lhe lavou os pés:

"Quem está lavado não tem necessidade, senão quanto aos pés, de ser lavado: está todo limpo" (João 13:10).

'Lavar os pés' é purificar o homem natural e, quando ele é purificado, o homem também é todo purificado, como se mostra em muitos lugares no livro Arcanos Celestes e nas DOUTRINAS DA NOVA JERUSALÉM. O homem natural, que também é o homem externo, é purificado quando ele foge dos males, a cujo respeito o homem espiritual ou homem interno vê que são males e que devem ser evitados.

[6] Ora, uma vez que o natural do homem é entendido pelos 'pés' e esse natural perverte tudo se não for lavado ou purificado, por isso o Senhor disse:

"Se o teu pé escandalizar-te, corta-o: é melhor para ti entrares coxo na vida do que teres dois pés e seres precipitado no Gehenna, no fogo inextinguível" (Marcos 9:45).

Aqui não se entende o pé, mas o homem natural. Semelhantemente, é entendido por 'calcar aos pés uma boa pastagem' e 'turvar as águas com os pés', passagens que se encontram em Ezequiel 32:2, 34:18, 19, bem como em Daniel 7:7, 19, e em outros lugares.

[7] Como pelo Filho do Homem se entende o Senhor quanto à Palavra, é evidente que por 'Seus pés' se entende também a Palavra no sentido natural, do que muito se tratou no opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre a Escritura Santa; como também que o Senhor veio ao mundo para cumprir todas as coisas da Palavra e tornar-se, por esse modo, a Palavra também nos últimos n. 98-100); mas este arcano é para aqueles que estarão na Nova Jerusalém.

[8] O Divino Natural do Senhor também foi significado pela

"serpente de bronze que Moisés, por ordem, ergueu no deserto e pela qual eram curados, quando olhavam para ela, todos os que tinham sido mordidos por serpentes" (Números 21:6, 8, 9).

Que aquela serpente significava o Divino Natural do Senhor e que os que olham para Ele são salvos, é o que o Senhor Mesmo ensina:

"Como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim convém que o Filho do Homem seja levantado, para que quem crer n'Ele não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:14, 15).

A serpente foi feita de bronze, porque o bronze, como o latão reluzente, significa o natural quanto ao bem (vide n. 775).

  
/ 962  
  

HDPF